Anunciar no Facebook: Por onde começar?

Marcio Lima      segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Anunciar no Facebook: por onde começar?

 

Quando o assunto é anunciar no Facebook, muitas dúvidas acabam surgindo. Entre elas, se é melhor ter um perfil ou uma página ou se é necessário pagar por alguns recursos ou apenas utilizando estratégias gratuitas o resultado também pode ser alcançado.

 

O ideal é que, se o objetivo é vender, seja elaborada uma página na rede, uma vez que esta terá apenas esse foco, será direcionada.

 

Anunciar no Facebook através de um perfil acaba deixando as pessoas limitadas quanto a suas ações e haverá a necessidade de então, aceitar uma a uma ou adicionar cada uma delas.

           

Com a criação da página, qualquer pessoa pode vir a curti-la, sem limites de quantidades ou termos de aceitação. Além disso, anunciar no Facebook através da página traz a possibilidade de que ela seja facilmente encontrada quando alguém procurar por um produto que esta ofereça.

           

A elaboração deste espaço para anunciar é simples, basta que se estabeleçam alguns pontos, como por exemplo, onde este negócio está inserido, se é comercial, educacional, institucional e assim sucessivamente.

 

É necessário também que se personalize o espaço, assim trazendo ao público leitor mais possibilidades de chamadas de atenção.

           

Deve ficar claro para as pessoas que  anunciar no Facebook dispõe de possibilidades gratuitas e pagas e assim, vai de cada instituição escolher qual se encaixa melhor no que se pretende.

 

Quando a opção é por uma utilização gratuita, então o dono da página fica responsável por divulga-la, convidando amigos para curti-la, por exemplo. Desta forma, o número de visitantes nem sempre será o que se espera, pois estes são limitados a pessoas conhecidas.

           

Quando a opção está em uma ferramenta paga, tudo acaba ficando mais fácil, uma vez que, existe uma parte da página em que o Facebook sugere impulsionar a página. Assim, quando se clica nesta ferramenta, é possível divulgar a página para quem quiser, de acordo com o sexo, idade, proximidade do espaço ou outras diversas especificidades.

           

Desta forma, anunciar no Facebook através desta jogada de marketing, acaba gerando para a página uma quantidade maior de visitantes e de possíveis transações efetuadas. A escolha de quanto se quer gastar com os anúncios é exclusivamente do dono da página, que paga por dia para a rede social.

 

 

Assim, se o objetivo for, por exemplo, conseguir um milhão de seguidores da página em pouco tempo, se pagará mais caro do que se o seu objetivo for adicionar mil pessoas na Fan page.

 

- Além da página, existem outras ferramentas para anunciar no Facebook?

           

Além da possibilidade de criação de uma página para anunciar no Facebook, é possível fazer a criação direta de anúncios, que serão divulgados pela rede social. Para entender melhor este passo a passo de criação, é preciso primeiro, que na página inicial seja selecionada a opção de criação do anúncio.

           

Em seguida, são inseridas informações como o objetivo da propaganda em si e qual é a categoria que melhor se encaixa nesta transação.

 

Esta etapa é muito importante, uma vez que é assim que sua empresa será encontrada, através de sua URL. Então, se aperta em continuar e há um direcionamento para a página seguinte.

           

Nesta, o anúncio em si será elaborado, seja ele texto, imagem, os dois ou qualquer outra especificidade. Vale lembrar que, anunciar no Facebook tem como objetivo um público em massa, ou seja, que muitas pessoas consigam ter acesso ao seu conteúdo, uma vez que, este está lá com este propósito.

 

Para isto, existem algumas dicas que podem ser utilizadas para facilitar os processos. Entre elas:

  • Escolher bem o que será utilizado, independente se é imagem, texto ou os dois;
  • O título do anúncio deve ser chamativo o suficiente para despertar interesse do leitor;
  • Escrever para um público alvo determinado;
  • Analisar os números alcançados ou não.

 

Depois que seu anúncio é criado e então se paga para a rede social mantê-lo em evidência, basta aguardar e observar qual será o ROI, retorno sobre o investimento, gerado.

 

Espera-se que este seja bem acima do que se imagina. Quanto maior o ROI, mais chances de se voltar a anunciar no Facebook se terão atraindo desta forma, muito mais clientes para o seu negócio.

 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário abaixo.

 

Desejo muito sucesso para você e para o seu negócio!

Comentários




Sobre o Autor

Olá,Me chamo Márcio e sou consultor de negócios online, formado em logistica e MBA em Gestão estratégica de negócios e atuo como empreendedor digital há quase dois anos.O que você encontrará neste blog são informações relacionadas ao mundo do marketing digital e muito mais variedades. Abraços.


Últimos artigos